Diretor Yamamoto Yutaka confirma sua aposentadoria


O diretor Yamamoto Yutaka, conhecido também pelo apelido YamaKan (diretor Yama), confirmou em uma entrevista para o site hotxpress que irá se aposentar devido ao fracasso que teve com o anime Fractale, qual ainda está em exibição no Japão junto com o o anime que, hipoteticamente, roubou o todo o seu "prestigio", Hourou Musuko, no famoso bloco Noitamina. Yutaka disse que já chegou a um ponto que se tornou inevitável que se aposente, e revela que sente frustração e stress com a animação japonesa.
Yamamoto Yutaka é mais conhecido como o diretor das cenas do anime Suzumiya Haruhi no Yuutsu, qual ele também criou o famoso encerramento que viraria hit no mundo, Hare Hare Yukai. Depois de ganhar fama com Haruhi, Yukata ainda tento dirigir Lucky Star, mas acabou abandonando o projeto no 4o episodio, pois não achava que o anime combinasse com ele. Passaram-se alguns anos e o diretor voltou a frente do anime Kannagi e do recente OVA baseado na música de Miku, a famosa VOCALOID, Black Rock Shooter. Sem muito sucesso e com pouco trabalho (como diretor), Yamakan se sentiu encurralado ao ser escolhido para dirigir Fractale, considerando que isso fosse sua última chance. Com essa pressão toda, acabou declarando, antes mesmo de começar, que iria se aposentar caso fracassasse dessa vez. Um único detalhe que ele não deixou claro é se vai se aposentar somente como diretor ou de toda indústria do anime.
Já no inicio de sua exibição, Fractale foi alvo de inúmeras criticas: antes de sua estréia, posters foram divulgados com uma animação aparentemente diferente de todas antes vistas no mundo anime. Porém, para a surpresa de todos, na estréia do anime, viu-se como era diferente das imagens promocionais: cores de cabelos diferentes e animação com apelo MOE e parecida com o estúdio Ghibli(Veja a imagem do inicio do post e depois procure imagens do anime em si) Sem contar que Yutaka revelou em uma entrevista que o grande culpado pelo fracasso de Fractale não era ele, e sim o anime Hourou Musuko, que é exibido após o anime de Yutaka. Realmente deprimente.
Não sei se sou uma exceção, mas acho que Fractale ainda tem uma carta na manga que irá surpreender a todos. Atualmente ele está no episodio 7 de 11, que curiosamente foi um divisor de águas para o anime. Mas não entrando profundamente no assunto Fractale, acho um erro o que Yutaka está fazendo. Se todos os diretores que tiveram um fracasso na indústria de animes se aposentassem, não teríamos Mahou Shoujo Madoka Magica (Shinbou, o famoso diretor do renomado estúdio SHAFT teve um fracasso em 2009. Quem não se lembra de Dance in the Vampire Bund?) ou até mesmo Giant Killing! (O diretor, Yuu Kou, fez a terceira temporada de Zero no Tsukaima, conhecida como a pior temporada do anime). Para mim, se você fracassou em um projeto, tem que ter perseverança e determinação para o próximo ser um grande sucesso! Um exemplo é a diretora Chiaki Kon. Ela fez um anime de enorme sucesso, Higurashi no Naku Koro ni, e nunca mais parou de fazer anime, mesmo que algum fosse um fracasso. (diga-se de passagem, eu posso amar Umineko no Naku Koro ni, mas o anime foi terrível..)
É uma pena que um diretor como Yutaka esteja se aposentando. Infelizmente, ele se mostrou sem determinação para continuar. Mas, quem sabe, no futuro, ele não volte com uma seqüência de Black Rock Shooter? Eu não duvido de nada

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

About Me

Minha foto
Rah
Apenas alguém que gosta de escrever suas opiniões.
Ver meu perfil completo

About this blog

Quer ler sobre anime, mangá, doramas (coreanos e japoneses), kpop/krock/jpop/jpop, entre outras coisas? O Special Days é um blog onde a cultura japonesa, coreana e devaneios da autora Rah Walker se encontram para lhe proporcionar momentos especiais e/ou uma boa leitura!

Espero que goste do blog e tenha uma boa leitura!

Parceria

Está querendo fazer parceria com o blog Special Days? Envie um e-mail para rahwalker007@gmail.com com seu nome e endereço do blog!

Estou Assistindo (Animes)

  • Free! - 01/12
  • Kuroko no Basket - 02/25
  • Tonari no Kaibutsu-kun - 06/13

Archive